Os segredos do design italiano que todo mundo quer saber
Design italiano é sinônimo de bom gosto.
Todas as formas inventadas e produzidas na Itália incluem o melhor do design de interiores, urbano, da moda, de produtos e da arquitetura.
Ele é reconhecido mundialmente pela sua individualidade e sentido estético através de peças icônicas que facilmente se tornam conhecidas pelo mundo.
A história de referência do design italiano começou na década de 50 quando os designers da época começaram a utilizar materiais como borrachas, plásticos e acrílicos fáceis de tornar qualquer produto funcional e ao mesmo tempo belo.
Isso levou o design italiano a outro patamar, transformando os objetivos em “acessórios de moda” e mantendo a produção em massa usando técnicas modernas.
A partir daí tudo é inspirado nas técnicas italianas de design ao redor do mundo. Com isso, trouxe aqui alguns dos maiores segredos que levou a Itália a se tornar referência em conceito de design. Confira!
Os segredos do design da Ferrari
Quem aqui nunca sonhou em ter uma Ferrari na garagem que atire a primeira pedra.
O que muita gente desconhece é que a fabricante italiana de carros de corrida, fundada em 1929 por Enzo Ferrari, sofreu por diversas crises econômicas até 1969, quando o grupo Fiat comprou 50% de suas ações ajudando a construir um novo cenário para ela.
Segredo 1
O principal segredo da Ferrari é uso da tecnologia para aumentar o alto padrão e a qualidade na fabricação dos carros.
Todos os motores da Ferrari são submetidos a uma série de scanners para verificar falhas. Caso existirem rachaduras ou danos técnicos, esses motores são totalmente destruídos juntamente com seus moldes e são criados outros, do zero, para substituí-los.
Segredo 2
Outro segredo da Ferrari é a cor vermelha, única e emblemática que fica bem em qualquer aplicação.
Você sabia que o vermelho é a primeira cor a ser notada pelo cérebro humano?
Pasmem, mas ela não foi escolha da marca e sim da Federação Internacional de Automobilismo que determinou, nos primórdios do Grand Prix, que todos os carros de corrida italianos teriam de ter a cor vermelha.
Os segredos do design de Giorgio Armani
Giorgio Armani é um dos mais importantes nomes da moda italiana. Ele foi um dos primeiros a inserir trajes comumente masculinos à moda feminina.
Hoje é dono de um império bilionário que inclui roupas, acessórios, perfumes e diversos produtos que carregam seu nome.
Segredo 1
Alfaiataria que valoriza as formas femininas através de acabamentos, aviamentos e tecidos. Esse é o maior segredo de Giorgio Armani.
Isso trouxe ousadia para o cotidiano, transformando a sobriedade em algo elegante e confortável.
Segredo 2
Cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações tons off-white são glamourizados com detalhes perfeitos e carregados de elegância de uma maneira muito tranquila nas criações do estilista.
Armani não é lançador de tendência, fazendo com que suas peças sejam atemporais, ou seja, podem ser usadas em qualquer época, permanecendo por muitos anos e a qualquer momento no guarda-roupa de homens e mulheres.
Os segredos do design da Fendi
Já ouviu a frase “Deus, me dê Fendi”?
Utilizada em camisetas, essa brincadeira traduz com perfeição o culto ao design utilizado nas roupas, acessórios e produtos da marca italiana.
O jogo de palavras que remete a grife Fendi, criada por Adele Casagrande, filha de produtores de Florença, por volta de 1918, só reforça o poder da marca durante todos esses anos.
O nome da marca vem de seu sobrenome de casada (seu marido se chamava Edoardo Fendi).
Segredo 1
O segredo da Fendi é aplicar peles e couro ao design, seja em acessórios e roupas ou em móveis super estilosos e contemporâneos.
O prestígio da empresa familiar tornou-se consagrado pelo casal e depois reafirmado pelas suas cinco filhas, que reforçaram a visão moderna da marca.
Segredo 2
Outro segredo importante que trouxe mais notoriedade ainda para a Fendi foi a parceria feita entre as irmãs com o jovem designer alemão Karl Lagerfeld (também estilista da Chanel).
Ele assumiu o cargo de diretor criativo da grife, criando peças renomadas de alta costura como casacos que unem pele ao jeans.
Após certo período de críticas ao uso de pele em roupas, a marca revolucionou a arte de trabalhar com elas utilizando materiais sintéticos para recriá-las de forma fiel evitando o uso de pele animal.
Karl criou o logotipo com os duplos F invertidos, que pouco depois se tornou parte da lista de símbolos icônicos de status internacional.
Segredo 3
Com a criação da Fendi Casa, a marca está incluída nos projetos mais exclusivos de residências e estabelecimentos comerciais mais prestigiados no mundo.
A marca desenvolve móveis de renome e objetos de decoração aplicando detalhes intimistas para criar uma atmosfera aconchegante.
A ideia de utilizar tons claros e pisos de madeira nos projetos serve para realçar móveis e objetos expostos.
Essas foram algumas das marcas destaque no mundo do design italiano que trouxeram reconhecimento internacional ao país no quesito alto padrão.
Cada detalhe criativo é pensado com muito carinho unindo cores, matérias-primas e formas que vão do clássico ao contemporâneo entre o que é tendência atual e o que já fez história.
Talvez esse seja o maior segredo do design italiano de todos os tempos.
Gostou do que leu? Foi inspirador? Fique a vontade para deixar seu comentário do que achou sobre este artigo.